MANIFESTO
A Residência Docente nas Ciências é a Pioneira em Pernambuco criada desde 2017, como um programa sem fins lucrativos, tendo como missão fomentar a formação inicial e continuada dos professores e o ensino na Educação Básica.
O programa foi o ganhador do Prêmio Desafio Município Inovador promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas – EIPP pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), como o projeto mais inovador de Pernambuco.
O programa de Residência Docente nas Ciências une a formação em serviço, o uso de metodologias ativas em sala e um sistema holístico de profissionalização mais complexo e mais rico para os licenciandos, professores, gestores, equipe técnica e alunos da Educação Básica. A ReDEC oferece uma experiência de formação na prática pedagógica como uma Política Pública atendendo as novas demandas das avaliações locais, nacionais e internacionais.
O programa acontece dentro das escolas parceiras com formações pedagógicas para gestores, professores, coordenadores, alunos e residentes. O Programa envolve várias atividades, como: Vivências Formativas, Eventos Culturais e Artísticos, Palestras, Oficinas, Semanas Temáticas, Peças de Mídias Sociais, Constituição de Núcleo de Formação Docente, Clubes de Ciências e inserções de Residentes nas Escolas Parceiras.
Em tempos de popularização reafirmamos nossa crença na centralidade da educação para o desenvolvimento do país e do papel dos professores neste processo.
Duas coisas são fundamentais para fomentar o ensino: Rede Colaborativa de Aprendizagem e Atributos para Formação Profissional.
O ensino é a transmissão de conhecimentos através da abstração e, quando possível, prática de determinados assuntos, feitas por um docente. A pesquisa é a oportunidade de aplicar e/ou desenvolver novos conceitos a partir das bases construídas pela etapa do ensino. A extensão é a aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do ensino e pesquisa e por fim a inovação que é a exploração de novas ideias com sucesso.