Esta semana os professores das escolas municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Glória de Goitá iniciaram um projeto inovador através de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professores das escolas Djalma Souto Maior Paes, Fernanda Dornelas, Joaquim Coutinho, Maria Euzanira Bezerra da Rocha, Rosa Beltrão e Santa Rita, sob a curadoria dos professores Marcos Barros e Dalvaneide Araújo, discutiram as metas e os desafios do Coletivo na cidade.
Para Marcos Barros, professor do Centro de Educação da UFPE, “é um presente trazer a universidade para a cidade porque é justamente no chão de escola que professores e alunos ressignificam suas estratégias e direcionam caminhos mais reais para uma formação de professores mais voltada para a realidade do Mercado”.
A constituição do Coletivo de Ensino de Ciências de Glória de Goitá é a primeira ação da Residência em Ensino de Ciências (ReDEC) na cidade, em parceria com o projeto de extensão Construindo a Identidade e Profissionalidade Docente nas Licenciaturas (Acex), coordenados pelos professores Fredson Murilo e Marcos Barros.
Para a professora Érica Lima, o projeto é uma conquista para Glória de Goitá: “me conquistou desde o primeiro encontro.” O professor Sérgio Alves confirma a importância do projeto para a cidade: “parabéns pela iniciativa, que Deus abençoe e que venha a dar tudo certo durante todo o processo”.
A ação ainda conta com a participação da doutoranda da Universidade de Coimbra e consultora pedagógica Dalvaneide Araújo e pelo portal Educação Emocional, através da pesquisadora Mariana Arantes (www.educacaoemocional.com.br).
De julho à dezembro, o coletivo promoverá várias atividades na cidade como formações pedagógicas, cursos online, palestras, feiras de ciências, clubinhos de ciências, visitas técnicas, entre outras propostas.
Comments