top of page
  • Foto do escritorAna Alice Barros

Com auxílio do Redec, estudantes do interior recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Atualizado: 10 de ago. de 2021


No total, foram recebidas 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze nas escolas conveniadas ao ReDEC nos municípios de Paudalho e Glória do Goitá. Com oficinas, aulões e exercícios, o programa auxiliou estudantes da Educação Básica de forma remota na preparação para as provas


Em clima olímpico, o Programa de Extensão Residência Docentes nas Ciências, o ReDEC, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemora mais uma grande vitória. Os estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, dos municípios de Paudalho e Glória do Goitá, cidades conveniadas ao ReDEC, receberam 5 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze na maior competição de Astronomia do país.


Diante do contexto de pandemia, o ReDEC auxiliou os estudantes de forma remota na preparação para as provas com a realização de oficinas, aulões e exercícios. Somente nas escolas do município do Paudalho, Zona da Mata Norte, que teve convênio oficializado com o Programa no último mês (26/07), foram 4 medalhistas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, totalizando 16 alunos. Já na cidade de Glória do Goitá, foram 2 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.


Assim, os residentes do ReDEC foram fundamentais nessa conquista, pois enfrentaram os desafios de ajudar os alunos à distância. “A gente precisou ter muita força de vontade e apoio da escola, para conseguir chamar os alunos para os preparatórios que realizamos. Então, tivemos muito cuidado em levar conteúdos densos, mas de maneira leve, que desafiasse esse aluno. É fundamental estimular a participação dos estudantes nesse tipo de evento, e consequentemente no aprendizado”, explica Fernanda Alves, supervisora e residente do ReDEC.


Como ressaltou Fernanda, o apoio da escola foi essencial para a obtenção dessas medalhas. Karla Farias, Gestora da Escola Municipal Fernanda Dornelas Câmara Paes, do município de Glória do Goitá, comenta a emoção que teve ao ver os resultados da competição. “O meu sentimento foi de extrema felicidade, mesmo no período pandêmico, nunca deixamos de acreditar nos nossos estudantes”, diz.


Pensando sempre na melhoria da Educação Básica, o ReDEC tem conquistado cada vez mais espaço nas cidades que atua. “Os resultados da OBA são muito importantes na concretização dos trabalhos que estamos desenvolvendo junto aos residentes e equipe escolar, que não mediram esforços para preparar esses alunos no aprendizado necessário para participar dessa avaliação”, reforça Fredson Murilo, coordenador do ReDEC.


Glória Maria, gestora do Colégio Municipal do Paudalho, também reconhece o protagonismo do ReDEC na cidade. “O papel do ReDEC foi muito importante na conquista dessas medalhas. A residente responsável pela minha escola, Fernanda Alves, nos incentivou muito a participar da OBA e esteve sempre presente nas formações com os alunos”, explica.


A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, nos formatos presencial e online. Na sua 24° edição, a OBA contou com 900 mil inscritos, maior número desde 1998, ano de lançamento da Olimpíada. O evento também contou com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que completou 15 anos de existência.



Veja a lista completa dos nossos medalhistas:



ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ


  • Escola Municipal Djalma Souto Maior Paes

Andre de Santana Nascimento (Prata)

Micaelly Maria da Silva Vicente (Prata)


  • Escola Municipal Fernanda Dornelas Câmara Paes

Dafner Laura Maria da Silva (Prata)

Vinícius Gabriel de Araújo Santos (Bronze)


  • Escola Municipal Joaquim Coutinho Correia De Oliveira

Ana Clara Santos de Oliveira (Ouro)

Wérica dos Santos (Ouro)

Rauany Maria da Silva Ramos (Prata)

Israylaine Vitória da Silva (Prata)

Edyfagner de Santana Almeida (Bronze)

Wanderson de Sousa Ferreira (Bronze)


  • Escola Municipal Rosa Beltrao de Farias

Bruno da Silva Oliveira (Prata)

Fernanda da Silva Santiago (Bronze)


  • Escola Municipal Santa Rita

Evelyn Letícia da Silva (Bronze)

Letícia Beatriz dos Santos Silva (Bronze)

ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO PAUDALHO


  • Colégio Municipal do Paudalho

Alice Gabrielle Bezerra De Souza (Ouro)

Cauã Gabriel Francisco José Da Silva (Ouro)

Maria Cecilia Da Silva Amorim (Ouro)

Bruno Gllalker Meneses Da Silva (Prata)

Emanuel Erik Marques Ferreira (Prata)

Ester Feliciano Rodrigues De Melo (Prata)

Itallo Miguel De Souza Silva (Prata)

Maria Laura Neves Dos Santos (Prata)

Vitor Davi Pinheiro Moreira (Prata)

Deyvid Carlos Alves Do Nascimento (Bronze)

Sayhonara Raila Santana De Lima (Bronze)

Luciano Jose Da Silva (Bronze)

Julia Beatriz De Santana Cardoso (Bronze)

Renata Cristina Jacinto Da Silva (Bronze)


  • Colégio Municipal Guadalajara

Bruna Leticia Soares de Lemos da Silva (Ouro)

Maria Carla da Silva Lima (Bronze)


39 visualizações0 comentário
bottom of page