top of page
Foto do escritorAcsa Macena

Oficinas do ReDEC em parceria com o Canva Brasil tornam aulas mais interativas em Paudalho

Mais de 200 professores do município de Paudalho participaram de 15 oficinas ministradas pelos residentes do Programa para preparação de aulas mais inovadoras a partir das ferramentas da plataforma do Canva Brasil



Recife, 01 de junho de 2021 - Após uma semana da realização de oficinas para refletir sobre metodologias diferenciadas e inovativas, criadas a partir do uso de técnicas aplicadas à plataforma educacional Canva Brasil, o Programa de Residência Docente nas Ciências, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, ReDEC, comemora os ganhos alcançados entre os professores das instituições de ensino fundamental do município de Paudalho, vinculado ao Programa e localizado na Zona da Mata de Pernambuco (a 46,5 quilômetros de distância do Recife).


“Essas capacitações são muito significativas, principalmente, quando consideramos a realidade atual. As oficinas realizadas deixarão um legado fundamental de conhecimento à nossa dinâmica docente”, ressalta o professor José Ricardo, que ministra aulas na cidade no Colégio Municipal de Guadalajara.


De acordo com a secretária de educação do município, Paula Marinho, a iniciativa tem reduzido a insegurança dos profissionais na apropriação de ferramentas inovadoras no ensino remoto: “Foi uma vivência muito boa de construção de conhecimentos. Apesar de alguns professores apresentarem afinidade com as ferramentas tecnológicas, outros ainda não têm. Então tínhamos uma gama de angústia muito grande entre os docentes, no que diz respeito às aulas remotas, e essa parceria com o ReDEC está sendo muito proveitosa e produtiva”, explica.


As oficinas fizeram parte da programação do Festival Canva for Education, evento criado em maio deste ano, a partir de uma parceria entre o ReDEC e o Canva Brasil. O objetivo foi estimular o uso de ferramentas tecnológicas no cotidiano dos professores. “Hoje, o Canva é uma das plataformas educacionais mais utilizadas no país. Por ter múltiplas funcionalidades, ela dinamiza as aulas. Portanto, o ReDEC fez essa parceria com o objetivo de ampliar a formação dos professores, principalmente, neste período de tanta exceção social gerada pela pandemia de Covid-19”, explica um dos Coordenadores do Programa, Fredson Murilo.

Além das contribuições trazidas para a dinâmica dos profissionais que já estão nas salas de aula, a iniciativa também auxiliou no processo de formação dos residentes do Programa, que são alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPE. Para a estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas e residente do ReDEC, Mayra Mendes, a oportunidade de ministrar as palestras sobre as ferramentas do Canva serviu para aprimorar o seu processo de profissionalização. “Durante o festival, percebi que melhorei muito o uso de uma linguagem mais próxima à realidade do professor. Assim, tornei mais vivo o nosso momento de troca”, diz.


A residente reforça, ainda, que quando os professores utilizam o Canva com mais frequência, eles aumentam a proximidade com os seus alunos. “É comum ouvir os professores afirmando que os seus estudantes estão dispersos, desinteressados e não entregam as atividades solicitadas. Dessa forma, a utilização do Canva, como ferramenta de ensino e aprendizagem, reverte esse quadro, porque os professores conseguem maior proximidade com os seus alunos, lançando mão de ações simples como a personalização da capa de uma atividade ou a criação de um slide com a foto do estudante, o que gera maior pertencimento à escola”, explica Mayra.


Desde 2019, o ReDEC utiliza as ferramentas do Canva Brasil para tornar as técnicas de professores mais dinâmicas e eficientes, tendo passado pelas cidades de Feira Nova e, no último ano, Glória do Goitá. Agora, a ferramenta educacional foi disponibilizada a mais de 200 docentes da cidade de Paudalho.



37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page