top of page
  • Foto do escritorAna Alice Barros

ReDEC realiza Festival de Cultura Digital para professores de Paudalho

A expectativa é que cerca de 500 profissionais da educação básica do município participem do evento virtual que visa promover a apropriação de ferramentas tecnológicas educacionais para aulas mais dinâmicas e interativas



O Festival de Cultura Digital é uma iniciativa do Programa de Residência Docente nas Ciências, o ReDEC, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para os professores e gestores da rede municipal da Prefeitura de Paudalho, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco, com o objetivo de inseri-los no ambiente digital, cada vez mais presente na educação.


“O Festival de Cultura Digital do município de Paudalho é um ato para introduzir a discussão sobre a importância das mídias tecnológicas e de como a informação, presente neste meio, pode ser aproveitada no desenvolvimento das escolas e consequentemente, na melhor compreensão dos alunos sobre o assunto dado em sala de aula”, ressalta o professor e um dos Coordenadores do ReDEC, Marcos Barros. O docente da UFPE e pesquisador no campo da educação e tecnologia também vai ofertar a palestra de encerramento do evento com o tema “Tudo está cada vez mais digital, e você?”, que visa conscientizar os professores para usarem a tecnologia a seu favor.


A ação vai beneficiar cerca de 500 profissionais da educação que ministram aulas e supervisionam escolas com turmas do Ensino Infantil e Fundamental no município. Eles podem escolher o melhor turno para participar das oficinas: manhã, tarde e noite. Entre os recursos digitais ofertados, estão as ferramentas mais básicas, como o Whatsapp, e as mais elaboradas, como o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, e o InShot, aplicativo que pode ser utilizado para edição de vídeos-aulas.


As formações serão ministradas pelos residentes do ReDEC, que são estudantes dos cursos de graduação na área da educação e já têm contribuído com a formação dos professores do município desde abril deste ano. “Estou dedicada e venho estudando para oferecer a melhor oficina aos professores. A ReDEC e os outros residentes têm me ajudado bastante e me sinto preparada para oferecer uma boa aprendizagem e experiência educacional ao corpo docente de Paudalho”, assinalou a residente da ReDEC e mestre em Filosofia pela UFPE, Clarissa Moraes, que vai ministrar as oficinas sobre edição de vídeos-aulas e criação de jogos educativos.


O evento terá início nesta segunda-feira, (14/06), às 14h, com a live de abertura no YouTube da ReDEC, que vai oferecer um espaço voltado à partilha de experiências dos docentes do município sobre as contribuições do ReDEC para a elaboração de aulas mais dinâmicas no contexto de ensino remoto. A abertura também conta com um momento cultural que será conduzido pela Banda Brotherood, também do município de Paudalho. Já as oficinas serão realizadas via Google Meet, mediante inscrição prévia que já está disponibilizada para os professores e gestores de Paudalho. Confira a programação completa:


Segunda-feira (14/06 ) - Live de abertura às 14h

Bloco 1 - Edição de Vídeos

Bloco 2 - Whatssap

Bloco 3 - Games Virtuais


Terça-feira (15/06) - Oficinas 10h, 15h e 19h

Whatsapp: como tornar as aulas remotas mais dinâmicas


Quarta-feira (16/06) - Oficinas 10h, 15h e 19h

Gravação, planejamento e edição de vídeo-aulas


Quinta-feira (17/06) - Oficinas 10h, 15h e 19h

Como criar jogos educativos com o Kahoot


Sexta-feira (17/06) - Palestra Encerramento (14h)

Tudo está cada vez mais digital, e você?


117 visualizações0 comentário
bottom of page